Dicas para quem quer estudar roteiro, mas não tem grana

hela santana
4 min readJul 30, 2022

--

fonte da imagem

Esse post é originalmente uma thread que fiz em meu perfil do twitter e como ela teve um alcance muito maior do que eu esperava, só decidi compilar os links que joguei lá aqui, então não cobrem muito do texto porque ele tá mais pra tweet mal escrito que eu tentando ser super preocupada com gramática hahaha.

___________________________________________________________________

O site Tertulia Narrativa tem a base de tudo que você precisa saber de forma muito didática e prática.

O Roteirista Insone é um site e podcast criado pelo Pedro Riguetti (roteirista de “Sob Pressão”, “Os Outros” e clipes). O site segue a mesma linha do Tertulia e eu viro e volta to revisitando ambos, já o podcast é cheio de papo maravilhoso sobre como funciona o mercado e da pra ouvir enquanto você faz coisa do dia-a-dia. Alem disso, Pedro tem o melhor curso de roteiro do país segundo a unica opiniao que importa (a minha) em um valor justo. Sigam ele para informações.

Outro site muito interessante de se acompanhar também é o Writer’s Room 51.

Também gosto muito do canal Gro no youtube, que ta parado ha uns anos mas é cheio de conteudo maravilhoso e sem lenga-lenga.

E meu canal favorito sobre o assunto, que mesmo em ingles tem bastante coisa legendada em portugues, focado em analisar tecnicas de roteiro, que é o Lessons From the Screenplay.

Dicas óbvias: leia roteiros. Leia muito roteiro. No Tertulia Narrativa você vai achar alguns em portuguÊs, na internet nao é dificil achar em ingles, e se vc procurar você vai achar o de algum filme que gosta, o que pode ajudar no estudo. A outra dica é escreva. Não se preocupe se está bom ou ruim, só escreva, sempre que puder. Escrever é prática, tentativa e erro. Não tem nada de mágico ou segredo cósmico nisso. Com estudo e prática qualquer pessoa pode aprender a escrever. Se quiser escrever já em formato de roteiro, recomendo o site WriterDuet que é gratuito e você provavelmente vai usar muito na sua carreia, já que programas mais populares como o Final Draft são carissímos e o resultado final é o mesmo. Se aventure também sobre ir atrás de entender formatação de roteiro, que é chato de aprender mas não é dificil. Esse vídeo do canal Quarto Setor pode ser um bom ponto parte de partida — mas não usa o Celtx como ele diz, o Writer é bem melhor, pode confiar.

E também, quando tiver acesso, leia os clássicos do meio: Story do Mckee, A Jornada do Escritor do Vogler, Heroi de Mil Faces do Campbell, Syd Field etc. Se manjar ingles, o leque de opções é até maior.

Acompanhe paginas de festivais. Segue o instagram do FRAPA, do Cabiria, do Rota, BrLab, Projeto Paradiso, etc. Essa galera ta o ano todo ou fazendo alguma coisa ou repassando informações daora sobre laboratórios, festivais, oficinas etc. O mesmo vale para ABRA e APAN.

E, principalmente se você for trans, fique de olho na APTA (Articulação de Profissionais Trans do Audiovisual), porque tem muita coisa legal vindo aí.

Se você é uma pessoa negra ou indigéna, a FLUP em parceira com a Globo realiza anualmente o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas, que é focado em encontrar e desenvolver talentos e projetos de potenciais roteiristas. No momento desse texto, as inscrições para a turma 2022 estão abertas. Como alguem que literalmente começou a carreira e vive disso a partir desse laboratório, eu recomendo muito que você pelo menos tente.

E por último: não seja trouxa de cair em papo de quem vende a ideia de que vai te ensinar tudo que vc precisa saber de uma hora pra outra so pra pegar sua grana. Se quer fazer um curso pago, vai em quem ja tem 1: Tempo de Carreira consolidado e 2: reconhecimento. E sempre pesquise bem como é a metodologia dessas coisas, porque você não quer pagar caro por um curso em que seu texto mal será avaliado ou que vai te ensinar menos coisa do que tudo listado nesse post.

É isso.

Bons estudos e boa sorte!

--

--